Se você ainda não conhece o Projeto ASAS, essa é a hora. O ASAS, uma das inciativas mais bacanas que surgiram em Belo Horizonte nos últimos anos, é abreviatura para Artesanato Solidário no Aglomerado da Serra. O projeto surgiu dentro da Universidade FUMEC e tem como proposta estimular e valorizar a criação de produtos artesanais pelos trabalhadores do Aglomerado da Serra através de oficinas e palestras promovidas pelos professores e alunos da faculdade.
O Aglomeradas, núcleo produtivo do ASAS, é composto por 7 artesãs que trabalham para criar as mais diversas peças. São elas que fazem estamparia, costura, encadernação e fotografia dos objetos que produzem. O mais legal é reparar no processo criativo e produtivo: toda a produção reflete, de alguma forma, a realidade cotidiana da favela em que vivem. O trabalho é belíssimo e não é a toa que tem ganhado cada vez mais reconhecimento: o ASAS foi vencedor do Santander Universidade Solidária e ganhou primeiro lugar no 2º Prêmio Objeto Brasileiro (categoria Ação Sócio-Ambiental). Além disso, os produtos das artesãs já ganharam diversas exposições na capital e estão à venda em duas lojas que a Libretto adora: Grampo e Quina Galeria.
Falando na Grampo, é lá que acontece amanhã, 04/12, o lançamento da nova coleção do ASAS: Territórios Aglomerados. A nova empreitada promete ser tão interessante quanto a coleção anterior e vale muito a pena dar uma passada para conferir de perto o trabalho. Quem estiver por lá poderá conferir também o catálogo da coleção e o vídeo de apresentação dirigido por Wagner Morales.
O evento vai das 10 às 14 e a Grampo fica na Rua Germano Torres, 06, bairro Sion. A Libretto já está com presença confirmada! Nos vemos lá?