Toda vez que vou escrever pra essa coluna eu fico ao mesmo tempo muito inibida e muito excitada. Porque, vá lá, quem sou eu pra sair dizendo pra vocês como se portarem? Por isso essa semana eu quero falar de um crowdsourcing multicultural que tá rolando aí pela rede social Facebook.
Por essa semana uma galera teve uma ideia genial: um desses desafios de Facebook que você faz diariamente. Porem o intuito desse não é mostrar quantas bandas da hora você conhece ou consegue esfregar na cara dos seus amigos e outras idiotices. O quente desse desafio é educar seus amigos para estarem preparados para a Web 2.0.
Basicamente você marca os seus amigos baseado em diretrizes expressas na página do desafio. Daí que vem o difícil: você não manda uma indireta assim ao leu. Ela tem de ter nome, endereço e telefone, praticamente.
Um dos desafios é, por exemplo, marcar um amigo que precisa aprender a pensar antes de digitar. Sabe aquela galera que mal espera as coisas acontecerem pra já ir postando nas redes sociais? Então. Em outro dia a opção é marcar a turma que compartilha tudo que vê pela frente na sua timeline.
A brincadeira, claro, só funciona quando feita por adultos que sabem o valor de uma brincadeira e de um toque sagaz. Gente que tem autocritica o suficiente pra saber levar as coisas na boa e crescer a partir das criticas dos outros.
E ai, você vai encarar? Acesse facebook.com/30diasdeveneno e veja se essa não é uma maneira bacana de dar aquele toque que seus amigos estão precisando receber.
Sam Jovana é viciada em Alan Rickman, 30 Rock e cerveja gelada. Nas horas vagas brinca de designer, faz ilustrações pra Libretto e assina a coluna Não é tendência no nosso blog. =)