Além de criar, também adoramos saber como vocês estão alimentando seus Librettos. É por isso que a gente resolveu abrir um espaço aqui no blog para quem quiser mostrar seu caderno pra gente e pra todos que nos acompanham.
Para estreiar, convidamos a designer e fotógrafa Marcella Ferreira para mostrar o Libretto que ela usou como caderno de processo do seu trabalho de graduação, nomeado de Cartas à sua Noiva.
Todo o precesso de criação e a pesquisa feita ao longo de um ano foram reunidos nesse Libretto, até que os desenhos sairam do papel e se concretizaram em um lindo desfile.
Para criar esse projeto, a Marcela foi buscar inspiração em uma triste história de amor muito antiga de sua família protagonizada por sua tia-avô Aimêe.
A jovem Aimêe queria dedicar-se à vida religiosa e recolher-se em um convento. Sua mãe, proibindo a filha de seguir a vocação, arruma para ela um emprego de caixa no restaurante do seu irmão, onde conhece o fotógrafo Jovino, com quem começa a namorar. Aos 19 anos já eram noivos, mas Jovino decide ir para o Rio de janeiro para tentar uma vida melhor. Com o tempo, Aimêe se vê solitária e já não recebe as cartas de seu noivo. Abatida, a jovem adoece e falece de tuberculose.
Após alguns anos, Jovino retornou a Belo Horizonte em busca de Aimêe e recebeu a notícia de sua morte. Foi quando todos souberam que ele havia sido noivo no Rio de Janeiro, mas havia perdido a sua noiva em um acidente. Jovino nunca se casou e morreu sozinho aos 86 anos.
A coleção Cartas à sua noiva tem como tema a idealização do amor. Esse apelo romântico, e talvez o mais forte deles, foi abordado pela estilista por meio de um paralelo entre as características do Romantismo do século XIX e uma tocante história familiar de amor e desilusão.
Tules, rendas, cetins, organzas, trabalhos de tingimento e texturização foram misturados como forma de traduzir a história de Aimêe, narrativa da coleção. O objetivo é eternizar o momento em que a personagem se preparava para o casamento, suas expectativas, sonhos e a perda dessa esperança ao ser abandonada por seu noivo.
Legal ver o processo e o resultado não é?! Parabéns Marcela!
Veja as fotos do desfile completo aqui.
Gente! Que demais! Adorei a história e a ideia de “arquivar” todo o processo no libretto! Ficou show!
Ai que sucessoo!! Se eu formar de novo, vcs fazem um caderno p mim?? hahah Lindooo!