Quem é de BH não pode deixar passar essa. Acontece até o dia 28 desse mês na Galeria Alberto da Veiga Guignard (Palácio das Artes) uma das exposições mais bacanas de 2010. Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga é mais que um apanhado de referências visuais: é quase um pedaço da memória do estilista e das pessoas que vivem às margens do Velho Chico.
A exposição, resultado da viagem de Ronaldo na pesquisa para sua coleção de Verão 2009, é ela própria um rio de novas experiências. Logo de cara a pirapora criada com centenas de peixes de garrafas pet chama a atenção do espectador. Ao andarmos pela exposição, a sensação que temos é de passear pelas vivências de um povo marcado pela religiosidade, pela busca de uma vida melhor, pelas simplicidade e, sobretudo, por sua relação com o rio São Francisco.
A exposição tem um visual de encher os olhos. Ela mexe com todos os sentidos do visitante e desperta, em cada um, emoções e sentimentos subjetivos. O sal grosso, as malas enormes e antigas, as fotografias, as prateleiras cheias de garrafas com a água do rio, as roupas musicadas e as ilustrações de Ronaldo criam um fluxo, nos levando mais e mais para o imaginário de um povo trabalhador e repleto de lendas.
Vale a pena arrumar um tempo nessa correria de final de ano e conhecer a exposição. A entrada é gratuita e a galeria funciona de terça a sábado das 9h30 às 21h e nos domingos das 16 às 21h. A Libretto recomenda!