Nossa linha de papelaria conta com cadernos em capa dura e flexível, produzidos com materiais revestidos para evitar desgastes e arranhões. Todos os miolos são costurados a mão, um a um, utilizando a linha Pólen - papel de origem certificada com colocação amarelada, pH neutro e ideal para escrita e ilustração.

Trabalhamos com costura tradicional de livros rígidos e diversas técnicas de costura exposta - abaixo, você conhece um pouco mais sobre cada uma delas. Na nossa loja online você encontra ainda diversos produtos a venda com essas técnicas.

 

Capa flexível com costura brochura

A costura brochura trabalha com um único bloco, muito utilizada para cadernos mais finos (até 96 páginas). O acabamento de capa flexível é feito com revestimento interno em papel encorpado, costura com nó escondido e fechamento em elástico.




Capa dura com lombada quadrada

O famoso "caderno com cara de livro" possui capa dura e miolo em costura francesa. Esse tipo de encadernação, tradicional de livros artesanais, é feita com cadernos separados que são costurados usando linha e agulha e recebem uma capa rígida e lombada quadrada.




Capa dura com costura Copta

Esta é a técnica mais antiga de que se tem registro e surgiu entre os cristãos egípcios, os coptas. É resistente, flexível e permite abertura de 360 graus. O livro tem capas separadas que são unidas ao miolo sem uso de cola, através da costura aparente na lombada.




Capa dura com costura Códex

Inspirada nos livros medievais, esta técnica leva costura francesa trançada sobre tiras, que deixa um lindo cruzado exposto na lombada. Tem capa dura revestida e unida ao miolo através de tiras de material resistente, e permite abertura de 360graus. Ideal para cadernos de artistas, desenhos ou esboços.




Capa dura com costura Belga

Como o próprio nome diz, é uma costura originada na Bélgica. Foi criada por uma artista plástica em 1986 e disseminou-se pelo mundo. A costura belga é feita em duas etapas: primeiro, a costura das três partes da capa (frente, lombada e costas) e, em seguida, o miolo.




Capa dura ou flexível com costura Romanesca

A costura romanesca permite que o livro tenha lombada fechada, mas ainda assim sua costura fique aparente. Pode ser feita em capa dura (para álbuns) ou flexível, utilizando-se apenas refile e costura, sem necessidade de uso da cola para fixação do miolo à capa. Um livro leve, diferente e cheio de personalidade.



Veja também

Cadastre-se para ser informado sobre as próximas turmas dos nossos cursos de encadernação.
Inscreva-se
Produtos personalizados (e sem pedido mínimo): para você, sua empresa, evento ou casamento.
Solicite um orçamento
Veja todos os produtos da Libretto na nossa Loja Online.
Loja Online